Retrospectiva 2016: relembre os principais lançamentos em mecanização agrícola no Brasil

Olá, amigos agricultores,

O ano novo chegou e agora é bola pra frente! Neste primeiro post de 2017, vamos recordar os principais lançamentos do setor da mecanização agrícola do Brasil em 2016. São máquinas que chegaram para dar mais um impulso na retomada das vendas para o setor, que pelo segundo ano consecutivo encerrou o ano em queda na comercialização dos seus produtos.

E, para puxar as vendas para cima, a indústria promete para este ano apresentar mais novidades para os agricultores, principalmente no segmento de sistemas de agricultura de precisão. Um tema bastante comentado nas feiras de máquinas agrícolas em 2016, com lançamentos apresentados pela maioria dos fabricantes de equipamentos para o manejo da agricultura.

.jacto

Mas o que o agricultor gosta mesmo de ver nesses grandes eventos são as novas máquinas e suas tecnologias inovadoras para o campo. E foi a Jacto Máquinas Agrícolas, de Pompéia, no interior paulista, uma das maiores fabricantes de pulverizadores do mundo, a primeira empresa do setor de mecanização agrícola a apresentar no Show Rural Coopavel, um lançamento para o mercado.

E não foi só uma, mas cinco novas máquinas de pulverização, da sua série Uniport de pulverizadores autopropelidos, com modelos para 2.500, 3.000 e 4.500 litros de capacidade de armazenamento no tanque de água.

Segmento que recebeu também, a atenção dos fabricantes Massey Ferguson e Valtra, que apresentaram em 2016 seus novos pulverizadores autopropelidos BS 3020 H Hitec e MF 9030 Plus, com importantes inovações na sua engenharia.

blog-masseyferguson

Já para o segmento de tratores,  a John Deere que apresentou em 2016, um dos principais lançamentos do setor, com seu trator Série 8, modelo 300 R de 300 cavalos, o trator mais potente da sua categoria atualmente fabricado no Brasil.

Ainda no segmento de tratores, outro produto que recebeu atenção dos engenheiros, trazendo novos lançamentos para o mercado, foram os tratores estreitos que agora saem de fábrica com cabine. Com destaque para os modelos de 65, 75 e 85 cavalos, da Série 4.200 compacto da Massey Ferguson, os novos tratores Série 540 Compact da Agrale e Série 11 cabinados da Agritech.

agrale1

E se por um lado a indústria proporcionou em 2016 poucas novidades para o mercado, por outro, apresentou para o agricultor brasileiro as tendências da tecnologia para o setor, trazendo para o Brasil importantes lançamentos mundiais. O principal deles, o robusto trator 1050 Vario de 515 cavalos de potência da fabricante alemã Fendt da AGCO, que traz como principal novidade, um trator equipado com motor de alta potência montado em um único chassi.

1050

Sem falar é claro, no T6 Methane Power da New Holland, apresentado na Expointer, de Esteio no Rio Grande do Sul, o primeiro trator movido exclusivamente a biometano em todo o mundo, agora em fase de testes também aqui no Brasil.

Já no segmento de colheitadeiras, 2016 também foi bastante modesto em lançamentos, com a principal novidade desse segmento ficando por conta da apresentação da nova série 400 de colheitadeiras da John Deere, que chega ao mercado com 2 modelos de motorização, equipados com um novo sistema de limpeza e separação dos grãos realizados por rotor, aposentando de vez, no portfólio da John Deere, as colheitadeiras que utilizam para a trilha e separação dos grãos o sistema de saca palhas.

jds400

E nas indústrias de implementos a recessão também foi forte, e claro, atingiu em cheio o planejamento de novos lançamentos e o que vimos em 2016 foi a apresentação de modelos já consagrados do mercado, trazendo como inovações somente uma nova roupagem na sua engenharia ou sistemas de gerenciamento.

chalenger

E para encerrar essa retrospectiva de 2016, o setor acompanhou a chegada ao Brasil de novos produtos importados, para atender a uma fatia de produtores rurais altamente tecnificados, máquinas grandes, com novos conceitos de aplicação. Mas esse assunto eu deixo para uma nova oportunidade.

Então, até a próxima e um ótimo ano novo.

 

3 respostas para “Retrospectiva 2016: relembre os principais lançamentos em mecanização agrícola no Brasil”

  1. Luis disse:

    E o lançamento da nova linha de colheitadeiras 130 da Case?

    • patriciamonari disse:

      Olá Luis, a opinião dos nossos leitores é muito importante para nós. Com contribuições podemos sempre aprimorar o nosso trabalho. Em um post futuro, vamos trabalhar a sua sugestão. Um obrigado da equipe Marcas e Máquinas.

  2. I simply want to mention I’m all new to blogging and site-building and certainly liked your web blog. Most likely I’m want to bookmark your website . You actually have good articles and reviews. Thanks for sharing with us your webpage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *