Santa Nice faz R$ 8 mil de média na venda de vacada Nelore

A oferta foi constituída por fêmeas paridas e prenhes selecionadas no Noroeste paranaense

Vacada Santa Nice (Foto: Fazenda Santa Nice/Divulgação)

Na última quinta-feira (12), Marcelo e Antônio Grisi, proprietários da Fazenda Santa Nice, colocaram à venda o melhor de sua vacada Nelore no remate que foi ao ar pelo Canal Rural. Entre prenhes e paridas, a média geral do remate alcançou R$ 8.050 em 54 lotes ofertados. Valorização esta atestada pelo mercado e fruto de um trabalho de seleção que teve início em 1944, ainda com o antigo proprietário da fazenda, Sr. Oscar Martinez. Anos depois, em 1984, quem deu continuidade ao trabalho foi Antônio Grisi Filho, desta vez focando na produção de touros, matrizes e embriões de alto potencial genético.

Com o propósito de otimizar ainda mais a produção, em 1998 a Santa Nice passou a integrar o Programa Geneplus da Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, voltado a seleção de animais a pasto, com foco nas características de maior interesse econômico. Recentemente a Santa Nice também ingressou no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, o PMGZ, capitaneado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo da seleção é produzir animais funcionais, rústicos, em um modelo de carcaça moderno, com bom acabamento e maior quantidade de carne de qualidade. Para alcançar esse objetivo, desde 2006 a fazenda faz análise de ultrassonografia de todos os animais do seu rebanho, medindo a AOL (área de olho-de-lombo), EGS (espessura de gordura subcutânea) e MAR (marmoreio). Dentre inúmeros animais consagrados em pista pelo criatório, vale destacar Big Ben da Santa Nice, touro campeão nacional e tri-campeão do ranking da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) na categoria Melhor Reprodutor, que com apenas sete anos de vida alcançou 270 mil doses de sêmen comercializadas e hoje é considerado um dos raçadores mais importantes do mercado.

A fazenda Santa Nice está localizada no município de Amaporã, Noroeste do estado do Paraná. São 7.502 hectares dedicados à seleção de animais puros da raça Nelore, à pecuária de corte e agricultura, no sistema de integração lavoura-pecuária.

Por Morgana Nunes com informações da Fazenda Santa Nice