Grama Senepol comemora hoje 18 anos de seleção com um super evento

O feriado de 21 de abril chegou e os criadores de Senepol já estão reunidos no Resort Blue Tree Park Lins, no interior paulista. É lá que Júnior Fernandes, José Antonio Fernandes Netto e família vão comemorar os 18 anos de um trabalho seletivo pioneiro na criação do Senepol no Brasil, com uma rodada dupla de leilões.
A Fazenda da Grama, em 2000, importou dos Estados Unidos 700 embriões da raça e foi uma das precursoras do Senepol no território nacional. Dois anos depois nasceram os primeiros produtos dessa importação e de lá pra cá muitas conquistas foram alcançadas.
Com o slogan: “mais que uma raça, uma filosofia de trabalho”, a propriedade, localizada em Pirajuí (SP), investe no melhoramento genético, através das mais modernas biotecnologias de reprodução, como TE (transferência de embriões), FIV (fertilização in vitro) e clonagem.
No ano passado, as doadoras do plantel atingiram o melhor resultado da raça dentro da empresa In Vitro Brasil, com média de 10,30 embriões/vaca. Entre FIV e TE, foram produzidos mais de 4 mil embriões.
Atualmente, a Fazenda da Grama conta com um rebanho de 1.200 animais. Em regime de coleta de embriões são 120 doadoras. O banco de sêmen é um dos maiores do mundo, possui mais de 100 touros.
Sempre acreditando no potencial do Senepol, a Grama vem ajudando a escrever a história da raça que, nos últimos anos, foi a que mais cresceu na pecuária brasileira.
Participou do processo de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Bovino Senepol e do Grupo Parceiros do Senepol, que tem como objetivo unir a classe produtora, expandir as parcerias e compartilhar genética, experiências e estratégias comerciais.
O Programa Safiras do Senepol, considerado um dos maiores testes de performance de fêmeas do país também foi idealizado pela Fazenda da Grama. Em duas edições anuais, o programa avalia fêmeas em idade jovem e as chancela de acordo com seu potencial genético e econômico. A última edição registrou número recorde: 370 fêmeas inscritas.
Motivos para comemorar tudo o que foi construído ao longo desses 18 anos de seleção não faltam e nada melhor do que celebrar as conquistas com os parceiros.
O Leilão Celebration Grama Senepol será dividido em duas etapas. Nesta sexta-feira, dia 21 de abril, a partir das 21h, o Canal Rural vai transmitir ao vivo a oferta de 13 prenhezes e 5 bezerras das principais linhagens do Senepol. “Faremos um tributo às grandes parcerias. 100% dos lotes de prenhezes à venda são em sociedade com algum criatório. É uma forma de dividir os bons resultados do Senepol com o mercado, que cada vez mais reconhece e valoriza a raça”, afirma Júnior Fernandes, promotor do evento.
Todas as prenhezes são frutos de acasalamentos das principais matrizes da atualidade com touros consagrados. As bezerrinhas também possuem alta qualidade genética e capacidade para se tornarem futuras doadoras de embriões.
Além das diversas estrelas já confirmadas, os convidados serão presenteados com uma surpresa. A Fazenda da Grama vai disponibilizar alguma produção da Grama 904 TN1, clone da Grama 904, a primeira cria da propriedade e que se tornou um ícone mundial da raça Senepol.

* GRAMA 904 TN1

Grama 904 TN1 – uma surpresa promete agradar (e muito) os convidados.

Amanhã, dia 22 de abril, às 13h, o Canal Rural reinicia a transmissão ao vivo do Leilão Celebration Grama Senepol. Será a vez das doadoras elite P.O. protagonizarem um show de genética no recinto de eventos do Blue Tree Park Lins. Apenas fêmeas qualificadas no Programa Safiras do Senepol serão disponibilizadas.
Um dos destaques é a venda de 33% da Sally SH TN1, clone da Sally da Santa Helena, doadora com produção provada e comprovada.

* SALLY TN1 Foto (3)

Clone cobiçado: 33% da Sally SH TN1 serão colocados à disposição dos criadores.

Após o leilão de sábado, um show da dupla sertaneja Mato Grosso & Mathias finalizará o evento com chave de ouro! “Nos últimos dois anos realizamos o nosso leilão no Blue Tree Park Lins para que além de fazer bons negócios, os convidados possam desfrutar da estrutura do resort com suas famílias. Como já é tradição, vamos ter uma atração musical para encerrar o leilão em clima de festa. Ano passado, tivemos um crescimento de 54% nas vendas em relação a edição anterior e fizemos uma média geral de R$100 mil. Os números refletem a expansão dessa raça composta taurina no nosso país”, finaliza Júnior Fernandes.
Segundo dados do Anuário DBO, a raça Senepol movimentou em 2016 mais de R$52 milhões em 52 remates. Alta de 6% em comparação com 2015. Hoje, a receita do Senepol é a segunda maior do país, atrás apenas do Nelore.
O cenário é favorável para a raça e as expectativas são as melhores possíveis para o Leilão Celebration Grama Senepol, que deve receber cerca de 400 convidados.
Um evento preparado com tanto capricho não poderia falhar no cardápio, por isso a carne Senepol foi a escolhida pelos anfitriões. E podem ir se preparando porque ao longo do ano falaremos bastante sobre a Fazenda da Grama, que já fechou com o Canal Rural a transmissão de 8 eventos para esta temporada. Uma parceria de sucesso que só tende a evoluir!