Os juros do Plano Safra vão cair? Veja o que o ministro da Fazenda tem a dizer

O mercado prevê que o Banco Central vai fazer um novo corte na taxa básica de juros neste ano. A projeção é que a Selic, hoje  em 6,75%, caia para 6,50% ao ano conforme pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira. Neste cenário de expectativa de juros mais baixos, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, voltou a defender a redução de taxas para  o Plano Safra 2018/2019.

Nunca tivemos financiamento agrícolas acima da taxa Selic, financiamento agrícola sempre foi mais ou menos a metade da Selic. Não é possível que o setor que mais contribui para a economia brasileira tenha essa dificuldade e o entendimento é de que não se pode pagar uma taxa de juros superior ao que outros setores pagam.

Com a Selic em 6,75% a.a. os juros do Plano Safra 2017/2018 estão acima da taxa básica da economia brasileira. Para os médios produtores  a taxa em vigor está em 7,5% e a geral fica em 8,5%. Perguntado sobre as chances de cortes nos juros para o setor agro, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não confirmou redução para o Plano Safra deste ano.

Eu não posso sinalizar decisões que são do Conselho Monetário Nacional e é uma decisão de três ministros e de toda a equipe técnica

Veja mais: