Fertilizantes registram um dos mais altos preços em 7 meses, aponta consultoria

Em entrevista ao Mercado&Cia nesta sexta-feira, a consultoria FCStone revelou que os preços dos fertilizantes estão nos mais altos patamares desde junho do ano passado. Para o analista de fertilizantes, Marcelo Mello, os preços devem começar a cair já nos próximos meses. Acompanhe:

Os preços dos fertilizantes estão compensando, vale a pena começar a fechar as compras agora neste mês de fevereiro?

Marcelo: Não recomendo porque os fertilizantes estão muito altos, nos preços mais altos dos últimos sete meses. Por conta disso, não compensa aproveitar o dólar que caiu um pouquinho.

Então a sua conclusão é que as recentes quedas do dólar, pelo menos nesse acumulado de 2018 que chegaram a ultrapassar 3% não estão compensando a elevada cotação do fertilizante. A pergunta é: por que o preço do fertilizante subiu tanto?

O Brasil importa cerca de 70% do fertilizante que consome, então nós temos que ver o que está acontecendo no mundo todo porque o Brasil compra preços, digamos, e o preço é feito lá fora no exterior. E nós estamos passando por uma série de fatores que estão se sobrepondo, basicamente ligados ao plantio do hemisfério Norte que está para começar de modo muito forte nos EUA e já começou na China, na Índia e isso está segurando os preços em patamares mais altos. Isso é cíclico, acontece todo ano, essa época do ano é uma época de comprar o fertilizante que vai ser usado na próxima safra.

Veja a entrevista completa no vídeo: