Extrato solúvel ou “leite” de soja

José Marcos Gontijo Mandarino.

O extrato solúvel ou “leite” de soja é alimento natural isento de colesterol, lactose e gorduras animais.

É fonte proteica de alto valor biológico e, como não contém lactose, é recomendado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao leite animal.

Sua composição química assemelha-se muito àquela do leite materno e a presença de alto teor de ácidos graxos poli-insaturados torna-o de rápida e fácil digestão. É excelente suplemento para alimentos de baixos teor proteico e valor calórico. É rico em ferro e fósforo possuindo, ainda, baixo teor de sódio.

Excelente coadjuvante nos tratamentos para redução dos triglicerídeos totais, colesterol total e LDL colesterol, pois auxilia na diminuição do teor desses lipídios séricos, por meio do aumento nos níveis de HDL.

Atua como neutralizante da acidez do suco gástrico devido ao efeito tamponante (capacidade de manter uma determinada faixa de pH estável na presença de outras reações) das proteínas da soja e porque possui pH em torno de 6,6.

Auxilia na normalização do movimento peristáltico, além de recuperar o equilíbrio nutricional de indivíduos desidratados devido à sua osmolaridade, que é próxima a dos líquidos do trato gastrointestinal. Ou seja, atua como uma solução isotônica, que repõe os eletrólitos perdidos pelo suor.

Por ser obtido de fonte vegetal (leguminosa – soja), o “leite” de soja possui teores dos ácidos graxos insaturados: oleico, linoleico e linolênico superiores aos do leite de vaca e do leite materno. O ácido linoleico é um ácido graxo essencial ao organismo humano, que não é capaz de sintetizá-lo. Sua presença na dieta é de extrema importância, principalmente, para os indivíduos em fase de crescimento.

O leite de soja pode ser utilizado de várias maneiras nas dietas: como bebida, substitutiva ao leite de vaca; como substituto integral ou parcial do leite de vaca em receitas da culinária doméstica para a preparação de doces e salgados; como ingrediente para o preparo de bolos, tortas, biscoitos, sorvetes, e como base para o preparo de bebidas nutritivas, tipo vitaminas de frutas.