9º Mandamento da Produtividade – Terás foco nos seus limitadores de produtividade

Tão importante quanto identificar cada limitador de produtividade é saber focar na solução do mesmo. Ouço muito nas minhas palestras e treinamentos “eu não imaginava que isso tinha tanto impacto na produtividade”. Acontece que as coisas são muito simples na agricultura, tudo se resume à unidade produtiva: ela precisa ocupar todos os espaços, ter elevada capacidade fisiológica e ser protegida.

Tenho muito claro que a falta de foco decorre da falta de registro, do número de decisões que precisam ser tomadas por safra, das feridas de safras passadas, de crenças deslocadas de qualquer amparo científico e do número de pessoas que opinam sem conhecer a realidade de sua plantação, propriedade ou região. Portanto, concentre-se nos limitadores de produtividade de cada talhão, mas somente no de seu plantio, não dos talhões do seu vizinho, amigo ou parente. Chega a ser engraçado, mas essas pessoas, mesmo querendo ajudar, desconhecem a sua realidade e acabam, em muitas situações, prejudicando. É como dizer “o conselho é bom, mas o problema não é esse”.

Conheço muitos produtores que relatam incrementos muito significativos focando na semente, no tratamento de sementes e no plantio. Por onde eles iniciaram? – na identificação dos limitadores de produtividade e focando na solução dos mesmos.

Não perca o foco, venha conosco e aceite os desafios da produtividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *