8º Mandamento da Produtividade – Previamente à colheita, farás um inventário registrando acertos e erros (limitadores)

Foto Divulgação

Talvez a principal explicação para o fato de repetirmos tantas vezes o mesmo erro seja a falta de memória, não lembramos tanto assim dos detalhes decisivos que marcaram a última safra. A memória que temos em relação às safras passadas (acertos e erros) é muito subjetiva e volátil. Você já percebeu nas postagens anteriores, que na agricultura não se pode brincar com detalhes. É por isso que este mandamento é tão importante e está impactando tanto na produtividade, ano após ano. Quero te desafiar a fazer fotos que realmente registrem as fortalezas e as fraquezas de cada lavoura ou fração dela. Somente assim vamos ter condições de desenhar estratégias mais eficazes, voltadas aos incrementos da produtividade. Com uma boa capacidade de observação e, principalmente, de registro, você poderá desafiar sua equipe de colaboradores, consultores e fornecedores na busca soluções que entreguem mais, sem necessariamente aumentarem seu custo de produção.

Veja a animação que preparamos para você (clicando aqui) e descubra como o potencial genético, seu investimento e o suor do seu trabalho, escorrem pelas suas mãos, toda vez que você constrói uma lavoura com falhas no estabelecimento e/ou com plantas com baixa capacidade fisiológica.

Por isso identifique muito bem quais são os limitadores de produtividade de cada talhão, registre-os e, juntamente com o seu time, construa as estratégias mais eficazes para o próximo ano agrícola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *