6º Mandamento da Produtividade – Protegerás todas as folhas, vagens e plantas

Foto: Mauro Baggio

Não proteger folhas, vagens e plantas é desperdiçar adubo e fotossíntese. Falando especificamente de soja, toda vez que o produtor rural vende uma carga de grãos, está vendendo aproximadamente 40% de proteína pura (os chineses adoram comprar soja por isso). Praticamente toda a proteína da soja decorre da assimilação simbiótica de nitrogênio que ocorre nas raízes. Até aí tudo bem. Acontece que o enchimento de grãos compete com a assimilação de nitrogênio, por isso, assim que a soja inicia o enchimento de grãos, as bactérias que assimilam nitrogênio param de trabalhar. Portanto, se a produção foi toda antes do início do enchimento de grãos, a pergunta é: onde está o nitrogênio assimilado?

A resposta é óbvia, nas folhas!!! Então, toda vez que sua lavoura de soja perder folhas antes do enchimento de grãos estar concluído, ela estará desperdiçando proteína (40% do peso da soja) e, além disso, estará perdendo capacidade de produção dos outros 60% do peso do grão que dependem da fotossíntese momentânea.

Sabemos que não é nada fácil concluir o enchimento de grãos com folhas sadias. Entretanto, é preciso que nos tornemos mais inconformados com a perda de área foliar. Vejo que nem sempre é uma questão de custo, de produto ou de número de aplicações. Procure um consultor de confiança e proteja melhor a sua lavoura. Você vai colher mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *