Cavalo salva a vida de égua após donos perderem a esperança

Uma incrível história envolvendo dois cavalos no interior da Inglaterra chamou a atenção nesta semana. Tudo aconteceu após os donos dos animais, Donald MacIntyre e Jane Lipington, perderem as esperanças em salvar a égua Beatrice, de 16 anos, que havia sido encontrada caída em seu estábulo vitimada por uma cólica equina, que provoca dor abdominal severa.

Diante da situação dramática, o garanhão Beau, de 11 anos, conseguiu reviver a parceira, com quem convivia há mais de uma década, em apenas dez minutos, segundo relatou o site britânico Mail Online.

Pesando uma tonelada, a égua não conseguia se levantar por causa da dor. A pressão já se acumulava em seus órgãos internos, o que fazia com que sua temperatura caísse e a frequência cardíaca aumentasse.

Um amigo do casal, que tinha experiência em virar vacas, tentou auxiliá-los já que nem mesmo quatro pessoas conseguiram erguer o animal. “Ele nos ajudou a colocar uma alça sob a perna traseira, através da estrutura do telhado do celeiro até um trator no quintal”, conta Jane. O esforço, no entanto, não adiantou e, após seis horas tentando salvar o animal, os donos ligaram para o veterinário para que Beatrice foi sacrificada.

“As pessoas estavam em pé, ao redor, chorando. Nós estávamos pensando em sacrificá-la”, relembra MacIntyre. Segundo ele, Beau, que até então permanecia atento, na baia ao lado, foi colocado no quintal para caminhar, mas o cavalo marchou pelo estábulo intermediário em direção à companheira. “O garanhão correu para ela, acariciando sua cabeça por cima da porta do estábulo. Ele começou a morder o pescoço de Beatrice, agarrando seu cabresto e agitando-a”, falou.

Enquanto seus donos observavam com admiração, Beatrice começou a se levantar com ajuda de Beau. “Com um pequeno encorajamento nosso, ela se pôs de pé e rapidamente a levamos para o quintal, tentando impedir que ela caísse”, relata Jane. Ela afirma que até o veterinário ficou surpreso quando o casal ligou para cancelar o abate do animal. “Estamos acostumados a ver interações extraordinárias entre os cavalos, mas nunca testemunhamos um cavalo salvando a vida de outro”.

MacIntyre confirmou que Beatrice passou  por uma recuperação completa e que “tudo estava de volta ao normal”.