Matriz de exportação mundial da soja sofre novas mudanças!

A ARC (AgResource) nota que as ofertas FOB de soja brasileira para exportação para setembro são US$3 por saca acima do Golfo dos Estados Unidos. No entanto, quando comparado em soja disponível na China, a origem brasileira se mostra mais econômica.

Hoje, a soja americana disponível em solo chinês vale quase CNY3706 enquanto que a brasileira está em CNY3211. Este fator tem limitado qualquer tipo de impacto financeiro na indústria agropecuária asiática. Na verdade, as margens de lucro no esmagamento da soja têm colocado patamares lucrativos para a grande maioria dos esmagadores e importadores chineses.

A China continua na procura por soja disponível de outras origens fora dos EUA, incluindo pequenos produtores como o Canadá, Rússia e sudeste da Ásia. O Brasil se mantém o principal beneficiado do embate político-comercial dos EUA-China. No longo prazo, a permanência deste conflito será ainda mais benéfico á manutenção da tendência de alta dos prêmios de exportação brasileiro e a consequente recuperação dos preços do Mercado físico!

 

Você sabe como irá comercializar seu milho, soja, algodão ou sorgo? Tenha a resposta sendo um cliente da Consultoria ARC, acesse: www.ARCBR.com