Margem de Esmagamento de Soja na China é a menor em 2 Anos

A margem de esmagamento de soja disponível (spot) da China hoje é de -106 Yuan /Ton, 36 Yan abaixo da semana anterior. A margem com o grão “futuro” foi de -259 Yuan /T, a menor em 2 anos. O valor corresponde a 127 Yuan a menos que a semana anterior e 144 Yuan abaixo do ano passado. A margem de esmagamento consiste na soma dos preços de venda dos subprodutos da soja (óleo e farelo), subtraído do valor de compra pelo grão in natura.

A China é o segundo maior importador mundial de óleo vegetal. A atual margem de importação de óleo de soja é de -602 Yuan/Ton. Sete meses atrás foi registrado a menor margem de importação em mais de 4 anos. Já a margem de importação de óleo de palma é estabelecida em +72 Yuan/Ton, 58 Yan superiores a semana anterior. As margens de importação de óleo de palma são geralmente negativas, entretanto nos últimos dois anos as importações foram mais lucrativas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em suas primeiras projeções oficiais para o ano comercial 2018/19 fixou as importações chinesas em 103 MT, um aumento de 6 MT comparado ao ano comercial 17/18. A equipe de análise do USDA alocada na China, já possui estimativas baseada em estatísticas que colocariam as importações chinesas em 100MT. Por outro lado, o  Ministério da Agricultura da China estima um volume ainda menor importado, algo em torno de 95,65 MT. Esse seria o primeiro declínio ano após ano desde 2003/04.