Previsões Climáticas Próximos 15 dias

As previsões climáticas atualizadas trazem um padrão bastante similar às leituras passadas. Ainda nesta semana, as chuvas se concentram sobre o centro-norte do Brasil, com totais pluviométricos que deverão alcançar os 150mm acumulados em 5 dias, para algumas regiões no norte de Goiás, leste do Mato Grosso e sul do Tocantins.

As chuvas que chegar sobre o nordeste da Argentina no dia 18 são reafirmadas nas leituras atualizadas hoje. O padrão é bem similar aos mapas anteriores, no entanto, os diversos modelos climáticos ainda se diferenciam nas regiões que serão favorecidas. Note nos mapas acima que o modelo EUROPEU possui uma área de cobertura bem maior que o modelo AMERICANO.

No entanto, todos os modelos se mostram benéficos para a recuperação dos níveis de umidade dos solos argentinos, que já caracterizam certo stress para o desenvolvimento da planta já semeada. Tais chuvas são muito bem-vindas e será necessário a permanência deste padrão para afirmar uma continuidade no bom desenvolvimento vegetativo da soja e milho.