Compromissos de exportação de soja batem novo recorde!

Com exportações recordes, o Brasil superou a estimativa de exportação de soja do USDA pela segunda vez nesta safra e as exportações finais do Brasil podem superar a última estimativa do órgão americano em 1,5 milhão de toneladas.

Até agora, os compromissos de exportação de soja chegaram ao montante de 66,14 milhões de toneladas, alta de 29,4% frente ao ano passado (até esta semana), enquanto o USDA esperava uma alta de 26% (65 milhões de toneladas). Mesmo já tendo exportado 100,8% da estimativa do USDA, vale lembrar que ainda faltam 9 semanas para o fim do ano comercial (Fev-Março).

Com as exportações dos EUA em ritmo lento, os produtores brasileiros continuam exportando muito tempo após o fim da janela de exportações, que geralmente se encerra quando os americanos começam a colher sua safra. Estoques menores do Brasil ajudam a dar suporte aos preços, enquanto deixam a soja americana encalhada por lá.

Somente na semana passada (18 de Novembro até 24 de Novembro), o Brasil exportou 437 mil toneladas de soja. Este valor é menor do que o da semana anterior (450 mil toneladas), mas bem acima da mesma semana do ano passado (ZERO exportações).