Compromissos de Exportação Soja Brasil

Com exportações recordes, o Brasil superou a estimativa do USDA (pela 2x nesta safra).Até agora, os compromissos de exportação de soja chegaram ao montante de 65,33 milhões de toneladas, alta de 27,9% frente ao ano passado (até esta semana), enquanto o USDA esperava uma alta de 26% (65 milhões de toneladas). Ainda restam 11 semanas para o ano comercial brasileiro se encerrar.

Menores estoques no Brasil ajudam a dar suporte aos preços no mercado interno. Com um plantio atrasado no Brasil, a falta de oferta no início do ano que vem pode ser vantajosa para os preços no mercado físico.

Somente na semana passada (04 de Novembro até 10 de Novembro), o Brasil exportou 475 mil toneladas de soja. Este valor é menor do que o da semana anterior (492 mil toneladas), mas bem acima da mesma semana do ano passado (49 mil toneladas).

Levando em conta a fila de navios nos portos brasileiros, o país pode exportar 2,66 milhões de toneladas em Novembro. Para efeito de comparação, o Brasil exportou apenas 289 mil toneladas em outubro do ano passado.