Ritmo de Plantio da Soja

O ritmo de plantio de soja no Brasil esta semana atingiu 21,6%, e avançou 11,2 pontos percentuais em relação à semana passada, e ocorreu principalmente nos estados do sul do Brasil, onde as chuvas significativas e regulares foram observadas desde o final de setembro.

O ritmo de plantio no sul do Brasil avança um pouco mais rápido do que no ano passado, mas o Centro-Oeste ainda está devagar, devido à secura. Enquanto isso, o ritmo de plantio nacional ainda estava atrasado no ano passado, quando 27,8% da safra foi plantada e atingiu a média de 5 anos de 21,8%.

Nas pesquisas de campo, observamos que, dentro dos principais estados produtores (responsáveis por 90% da área brasileira total), o Paraná ainda é mais ativo, com 55% de sua área já plantada, contra 50% no ano passado. Em Mato Grosso, onde a secura é predominante durante quase todo o mês de outubro, apenas 29% da área já foi semeada.

Resumo: Um padrão de chuvas abaixo do normal está bem estabelecido no Centro-Oeste do Brasil. No entanto, o mês de outubro não é conhecido por chuvas abundantes. No ano passado, vimos tempestades isoladas ao longo de Mato Grosso e Goiás, onde as precipitações foram observadas com altos níveis, o que permitiu um bom início da plantação. Até agora, tudo parece estar dentro da média. Além de replantação em Mato Grosso e Goiás, o ritmo de plantio nacional ainda anda perto da média.