Clima 6 Meses – Brasil

Clima – 6 MESES Brasil

As previsões climáticas atualizadas para os próximos 6 meses na América do Sul trazem, novamente, a confirmação de um padrão bem mais molhado chegando para o Centro e Oeste do Brasil, durante o mês de NOVEMBRO. As regiões que sofrem com a falta de chuvas em meados de OUTUBRO, poderão ver uma melhora dos índices pluviométricos no próximo mês. Os estados de Minas Gerais, Goiás, grande parte de São Paulo, Mato Grosso, Tocantins e o oeste da Bahia possuem melhores chances de chuvas, começando em NOVEMBRO. Note que o Rio Grande do Sul passará por um período de precipitações mais amenas e abaixo da média, durante o mesmo período.

Em DEZEMBRO, as previsões são bem variadas em relação às últimas atualizações. Uma faixa cortando desde Minas Gerais e grande parte do norte de São Paulo, passando por Goiás e fechando no sul do Mato Grosso traz chuvas mais intensas e um padrão mais molhado sendo previsto para o mês. A Região do MATOPIBA e os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul parece enfrentar precipitações mais escassas (área marrom no mapa).

Para o começo de 2018, as previsões estendidas trazem o padrão mais molhado se derivando para o lado sul do Brasil. Note que nos mapas de JANEIRO e FEVEREIRO, as previsões são bastante similares. Com um padrão mais benéfico sendo previsto para as regiões do Mato Grosso do Sul e São Paulo até Rio Grande do Sul (área verde no mapa).

No longo prazo para MARÇO uma característica mais seca se desenvolve para quase todo o Brasil. As quais se confirmadas, poderá trazer algum problema no começo de plantio da safrinha no país.

A AgResource lembra que projeções acima dos 40 dias possuem níveis baixos de confirmação, tendo em vista as variações intensas meteorológicas. A meteorologia não é uma ciência exata!