Comece 2017 salvando seu fígado do abuso de fim de ano

fireworks-574739_960_720

2017 começou! E com ele veio também o acúmulo de má alimentação e ingestão frequente de bebidas alcoólicas, típicos do fim de ano. O natal e a festa da virada são momentos ótimos, brindamos à vida com pessoas que amamos e é permitido, inclusive, abusar um pouco na alimentação. Mas agora é hora de retomar as rédeas da sua vida e colocar em prática aquela meta sobre cuidar melhor da saúde.

Por isso, hoje vamos falar sobre o fígado, órgão super importante e um dos que mais sofre com os excessos que são consumidos pelo organismo.  “O fígado é a parte do corpo humano que funciona como uma espécie de filtro e é responsável por auxiliar na desintoxicação das substâncias que vão ser absorvidas pelo corpo, além de ajudar na limpeza do sangue, garantindo que as substâncias tóxicas não cheguem até ele”, explica a nutricionista Paloma Sandris.

Quando o fígado não funciona bem acaba prejudicando outras áreas do corpo e pode causar dores de cabeça, cansaço, má digestão, baixa no sistema imunológico, aumento do colesterol , inflamações;  além do reflexo externo, como cabelos mais fracos e menos brilhantes.

A ingestão de álcool é um dos fatores mais prejudiciais, mas é importante ressaltar que não é o único. “Consumir frituras em excesso, adoçantes, corantes artificiais e açúcar branco podem afetar de forma negativa o órgão e causar problemas de saúde”, afirma o médico Bruno Dezinio.

É por isso que é fundamental ter uma alimentação balanceada e com baixo teor de gordura. Para garantir um fígado em ótimo funcionamento, é preciso transformar em rotina a ingestão de frutas e vegetais. É rotina mesmo! O corpo precisa de alimentos ricos em antioxidantes como maçã, morango, tomates e até alcachofra. Comer bem vai garantir que seu fígado trabalhe da melhor forma e ajude a manter sua saúde no lugar certo.

Abusou no feriado? Então, vamos começar 2017 desintoxicando o sistema. Um das melhores frutas para limpar o fígado é o kiwi, então, vou deixar abaixo uma receita ótima para hoje, que vai ajudar na conquista dessa nova meta: Cuidar da saúde!

Suco “Salva Fígado”:
– 3 kiwis
– 500 ml de água de coco gelada
– meio pepino

*Bater tudo no liquidificador com umas 4 pedras de gelo, e aproveite!
**A água de coco já é adocicada, então, não precisa usar açúcar, hein! =)

 

smoothie-729923_960_720

Uma resposta para “Comece 2017 salvando seu fígado do abuso de fim de ano”

  1. Raimundo amorim disse:

    Boa ideia saude em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *