La Niña força tempo seco e aumenta alerta para o cuidado com a saúde

glass-475446_960_720O tempo está seco. A umidade do ar está baixíssima, o que gera um aumento de poluição na atmosfera, e isso já é sinal de alerta para os especialistas.  “Esse tipo de clima favorece o aparecimento de alergias respiratórias e doenças infecciosas, como gripes, H1N1, resfriados, sinusites e faringites”, ressalta o médico Bruno Rossini, especialista em otorrinolaringologia de São Paulo.

O ideal para a saúde é ter uma umidade relativa de 60% no ar, mas de acordo com os relatórios da Somar Meteorologia, o Brasil enfrenta, na maior parte do país, 30%, o que já é considerado estado de atenção. “Em algumas regiões, como Piauí por exemplo, está em 9%, que é considerado umidade de deserto”, explica a editora do tempo no Canal Rural, Pryscilla Paiva.

E a situação não vai melhorar tão cedo. Acontece que o fenômeno La Niña deve manter a maior parte do Brasil sem chuva significativa até meados de setembro para a região sudeste e centro-oeste; e para o norte e nordeste ainda mais longe, somente em novembro. “A única região que está com uma situação mais favorável é o sul do país”, diz Pryscilla.

Não tem jeito, para diminuir os riscos é preciso cuidado redobrado. O Dr. Bruno recomenda o consumo de no mínimo 1 litro e meio, 2 litros, de água por dia. “É importante beber bastante água e garantir o máximo de hidratação possível”.

E o produtor rural não pode se enganar! Apesar das áreas urbanas estarem mais vulneráveis aos poluentes, Dr. Bruno explica que quem mora no campo está mais exposto a uma quantidade maior de pólen no ar, e que também podem gerar mais alergia, por isso é preciso muita atenção. “Não tem nenhum alimento que ajude, mas colocar no quarto uma bacia com água pode contribuir para a umidade do ambiente. E para quem tem problema respiratório, aplicar soro com auxílio de conta-gotas ou seringas pode aliviar os sintomas”, alerta o especialista.

Uma resposta para “La Niña força tempo seco e aumenta alerta para o cuidado com a saúde”

  1. Raimundo amorim disse:

    E verdade as coisas estao acontecendo e ninguen acrda para os poblemas ai esta a dica ,tempo de calor e tomar muinto liquido,agua sem cloro ne ,bastante mesmo e as fibras legumes e frutas e o ideal assim e algumas gotinhas de propolis junto aos sucos 3 vezes por semana,o resto caminhar 30 minutos ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *