Benefícios do leite: da proteína ao banho de Cleópatra

O leite é o primeiro alimento que conhecemos ao nascer e suas propriedades nutritivas fizeram com que a sociedade buscasse uma alternativa ao leite materno. De acordo com o nutricionista Rodrigo Moreira, o consumo é importante, pois o corpo não fabrica os nutrientes necessários que ele proporciona. “O leite contém proteína de alto valor biológico e também todos os aminoácidos essenciais que precisam ser ingeridos via alimentação”.

Entre os benefícios gerados a partir desse consumo, o mais conhecido é o aumento de cálcio no organismo, que ajuda na proteção de doenças como o câncer, perda óssea e até enxaquecas. “Ainda que a disponibilidade de cálcio seja menor do que em alimentos de folhagem verde escura, como o brócoli, o leite detém um volume significativo de cálcio que é benéfico para a saúde e auxilia na recuperação e desenvolvimento muscular”, explica Rodrigo.

Para quem tem intolerância à lactose, existe hoje uma variedade de marcas que trabalham com o produto já sem essa enzima, sem alterar o sabor ou consistência, e que mantém as propriedades que são importantes.
leche_2
Mas as vantagens vão além do consumo na alimentação. Cleópatra, última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito, utilizava o leite em banhos diários para melhorar a beleza da pele. Hoje, dermatologistas garantem que o ácido lático tem propriedades hidratantes e rejuvenescedoras e, por isso, o leite também serve como matéria prima na fabricação de cosméticos. Isso acontece porque a pele, assim como o cabelo, é rica em proteína que, por sua vez, precisa dos aminoácidos para sua manutenção, e esse papel é muito bem executado pela ação do ácido lático.

 

Tem dúvidas sobre a lactose?

Acesse também: Mitos e Verdades sobre a lactose

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *