“Os Ermãos”, uma festa genuinamente gaúcha

Pelo 30º ano os irmãos gêmeos Chico e Cláudio Bastos e o primo Ângelo Antônio comemoraram seus aniversários com um grande encontro. A festa, intitulada “Os Ermãos” começou na última sexta-feira e foi até domingo, reunindo 250 convidados do Brasil, Argentina e Uruguai na Cabanha Água Azul, de Paulo Cariolatto, em Uruguaiana (RS).

250 convidados prestigiaram a festa

“Sempre é um prazer receber os amigos que preservam a tradição e a nossa cultura. Todas as pessoas que vieram gostam das mesmas coisas que nós. Convivemos diariamente em torno do cavalo crioulo e das coisas do campo. É gente gaúcha em sua essência”, enfatizou Chico Bastos, titular das cabanhas do Barulho e La Pasion e jurado da raça.
Além de atividades como gineteada, paleteada, marcação e castração a pealo, a festa teve muita comida campeira  e música tradicionalista. Grandes nomes do cancioneiro regional abrilhantaram o festejo: Mano Lima, Cristiano Quevedo, Chico Saratt, Marcelo Oliveira, Pirisca Grecco, Cristian Camargo, Guto Gonzalez, Rafael Gaiteiro, Cabo Deco e Gerson Brandolt.

Convidados vieram de várias partes do país e também da Argentina e Uruguai

O presidente da ABCCC, Dado Suñe, participa da festa dos”Ermãos” há anos e enaltece a comoração: “Os aniversariantes são pessoas que gostam das mesmas coisas que os convidados. Ali tem cheiro da terra, cheiro dos animais. E ao entrar na festa, todos são iguais, ninguém tem mais ou menos importância.  É um momento de rever e fazer novos amigos. A gente sai renovado, com vontade de cada vez mais  defender nossa bandeira e passar nosso sentimento aos nossos descendentes”, afirma.
Já Chico Fleck, titular da Cabanha Gravatá, de Gravataí (RS), foi pela primeira vez e definiu a festa: “Um momento de celebração da amizade, do encontro das pessoas que cultivam a paz e a cultura gaúcha”.