Os números de Brasília

A classificatória de Brasília ao Freio de Ouro começa nesta quinta-feira (13) com a prova de cabresto. Para a etapa foram inscritos 47 conjuntos: 21 fêmeas e 26 machos. 14 cavalos e 6 éguas já disputaram outras seletivas em 2017 e tentam pela última vez uma vaga na final da Expointer.

Granja do Torto receberá a última classificatória do ciclo 2017

Um dos destaques é El Barquero 04 Patagônia, que ficou em 9º lugar em Pelotas (RS). A égua da Cabanha El Barquero venceu a etapa de Bagé em 2016 com a maior média funcional da temporada e foi a 18ª no Freio.
Além desta, outras 10 fêmeas e 13 machos também correram outros ciclos.
11 éguas e 13 cavalos disputam a competição pela primeira vez.
O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de estabelecimentos representados na Granja do Torto: 13. O Paraná vem em seguida com 8. Brasília tem 7, Santa Catarina 6, Goiás 5, Rio de Janeiro 3 e São Paulo, 1 conjunto.
26 ginetes devem participar da prova no centro-oeste. Dudu Quadros, com 5 animais lidera o quesito. Felipe Mello da Silva tem 4. Aroldo Melo da Silva e Lizeu Boscardim, 3 cada. Everton Valim, Fagner Espíndola, Fernando Andriguetti e Deivy Flores , 2.  Os demais montarão um único cavalo ou égua.

Por Sandro Fávero