Agronegócio: setor que mais gera riqueza é o mais injustiçado

Quem mais gera riqueza para o Brasil, sofre com informações tendenciosas e desrespeito.

Em matéria no ESTADÃO de hoje (29), defendeu-se a ideia de que o “agronegócio dribla inflação, tem safra recorde e injeta até R$ 237 bi no País”. De fato o agronegócio é o setor que impulsiona o nosso Brasil. Sempre foi o que pagou a conta e é o que mais gera riqueza e empregos, em todos os sentidos.

Mas o que a mídia não mostra é que esses recordes defendidos não dão a vida boa que parece ao produtor, e a verdade tem que ser dita. Esses números são brutos, e não levam em consideração diversas variáveis econômica, como o flutuação do câmbio e o mercado internacional, além de instabilidades climáticas. Tudo isso forma desafios que o produtor precisa entender para conciliar produção e colheita. São decisões tão críticas que em minhas palestras o entendimento de gráficos de mercado como de Chicago para instruir essas decisões são algumas das demonstrações que mais explico.

Além disso, a grande mídia não mostra as dificuldades de falta de crédito, o custo alto de infraestrutura, os graves problemas com invasões de terras, que além de tudo ainda corrobora para a demonização do setor do produtor rural pela sociedade, como se fosse um vilão do meio ambiente.

produtores-rurais

Orgulho em defender o produtor

Me orgulho de ser uma voz que sempre remou contra essa maré. Por poder defender os interesses do produtor rural principalmente por acreditar que são esses homens do campo que podem impulsionar cada vez mais nosso país e gerar no Brasil uma economia pujante com condições de vida dignas para toda nossa população.

A realidade precisa ser dita! O produtor gera riqueza, mas não fica com todas as benécies e enfrenta muitos desafios que muitas vezes podem gerar prejuízos que configuram cenários muito mais difíceis do que esse que a matéria defende. Não é um mar de rosas. Requer preparo e garra, como todos os produtores bem sabem.

Viva o agronegócio brasileiro, e que tenhamos mais vozes mostrando a realidade e não apenas o lado bom de um setor tão injustiçado.

10 respostas para “Agronegócio: setor que mais gera riqueza é o mais injustiçado”

  1. Délia Inês Weber disse:

    Sempre que posso assisto Daoud…Acho que o agronegócio deveria ter mais pessoas igual a ele para nós defender…

  2. Wagner disse:

    Acredito que tem dificuldades como outras atividades, mas aí dizer que é o mais injustiçado na minha opinião é forçar um pouco a barra. Ótimo texto porém a chamada deixou a desejar.

  3. Alexandre Bevilaqua disse:

    A luta depende da sensibilidade e do reconhecimento das pessoas que não conhecem o setor, por isso o importante é divulgar o agronegócio como fez a SNA, mais organizações e empresas divulgando, com marketing e agências de propagandas.

  4. Alessandro disse:

    Sou produtor de leite em Rolim de Moura-RO; a pouco tempo tivemos o melhor valor pago ao litro de leite dos últimos tempos aqui em Rondônia, mas em contrapartida os insumos tiveram uma alta maior ainda. Em vários Face e nos comércios ouvimos que o produtor de leite estava bamburrando (ganhando muito) dinheiro com o valor que estávamos recebendo, mas foi muito bom talvez para as indústria por que para nós mal conseguimos pagar os custos com alta do milho, do farelo de soja e outros todos os insumos ficaram acima da margem que subiu o leite agora o leite aqui está despencando mas no comércio não abaixou, só nós ficamos com o prejuízo, falta política séria voltada ao setor produtivo lácteo ninguém quer saber se nós estamos pagando as contas ficam com blá blá, que temos que fixar o homem no campo político adora falar isso, só se for com grampos, em vez de fixar por que não dão condições principalmente infra-estrutura, e política de incentivo fiscal.

  5. milton amaya disse:

    Nós somos os verdadeiros samurais mesmo!!!
    Mi

  6. josé de Lima disse:

    Sou pequeno produtor pronaf mais alimentos, se tirar subsídios o pequeno produtor será mais castigado, bem como todo agricultor que rema contra essa maré de incertezas.São tantas coisas que nos instigam que tem hora que pensamos não dar conta de tudo.

  7. josé de Lima disse:

    Parabéns Daoud certíssimo são os seus raciocínios é tudo isso que vivemos, ficamos sem dormir impacientes, ansiosos e tudo mais.

  8. Rodney Moura disse:

    Como já dizia a canção: “Obrigado ao homem do campo…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *