Plantio de Oliveiras no Brasil : Regiões onde Plantar

IMG_20160429_093216821

Esse é um tema que está em voga  na questão da implantação da olivicultura no Brasil. Se houve muitas opiniões  e muito direcionamentos com relação a cultura e a sua distribuição dentro do território nacional. Há uma tendência que os primeiros passos em direção a essa  implantação se dê em determinadas regiões  dentro de algumas avaliações mais apressadas e    direcionadas por     técnicos com pouco ou sem nenhum conhecimento, agentes imobiliários que não tem a mínima idéia de olivicultura,  vendedores de plantas que estão preocupados em colocar suas mudas  sem nenhuma responsabilidade sobre o resultado final. Mais, existe um certo romantismo com relação a implantação desse segmento.

Houveram alguns interessados que , inclusive, implantaram pequenas estruturas industriais (almazaras ou lagares)  sem ter nenhuma produção. Essas ações ainda estão ocorrendo. Alguém que de repente pensa que descobriu uma mina de ouro. Enquanto esses descobridores estiverem agindo e gastando o seu capital  que está sobrando  e que se perderem não fará a menor falta tudo bem.  O risco é fazerem com que outros investidores pequenos e médios entrem nesse jogo arriscando perder todo o capital de uma  vida. De estragarem  a realização de um sonho pela pressa e pela má orientação  e de perderem  algumas economias investindo mal  que poderá fazer falta  para tocarem  a sua vida. A olivicultura sem estrutura já teve um  revés  na década de 60  por esse tipo de oba, oba. No RGS  ainda temos resquícios disso.

Não temos técnicos especializados no tema no Brasil(precisamos formar gente fora do país)  ainda para dar suporte a implantação de uma olivicultura como atividade profissional . As orientações estão sendo dadas por quase neófitos no tema em virtude de seus  interesses financeiros  mas  sem nenhuma responsabilidade com a cultura, sua implantação e o resultado disso tudo . Precisamos lembrar que o plantio de oliveiras só começa a dar algum sinal de produção perto dos 5 anos após a planta estar no solo. Precisamos lembrar que  existem oscilações de produção que são  importantes e que não temos nenhuma ingerência sobre isso pois é uma característica da cultura

A Olivicultura,para citar alguns limites, tem uma trava  que é de fundamental importância: FRIO.  Regiões que não fazem frio não devem plantar oliveiras com fins produtivos. Elas cresceram e se desenvolverão mas não produzirão. Não há limite de território fora dessa trava.

Outra trava importante são as variedades  e suas produtividades. Uma outra trava,também, importante para a implantação da olivicultura é o próprío setor  em patamares mundiais e seus interesses  dentro do mercado brasileiro. Se a olivicultura brasileira não for profissional e  não estiver interagindo com o segmento mundial também está fadada a ter problemas e sucumbir com o tempo.

Temos dois grandes projetos pioneiros  que começaram a olivicultura no Brasil : O projeto da Epamig em Minas Gerais  e o projeto da  “Cerro dos Olivais” em Caçapava do Sul que introduziu a olivicultura no RGS  e temos a grande estrutura de apoio olívicola que trabalha a parte técnico/científica e interage com os grandes centros internacionais  de estudos da oliveira no mundo que é a Associação Rio-Grandense de Olivicultores – ARGOS. Essas  entidades trabalham forte para ajudar a desenvolver  a olivicultura profissional  no Brasil.

Resumo da ópera: para um trabalho de implantação sério precisamos de muito conhecimento  e isso,infelizmente,  ainda não temos. O potencial existe precisamos saber tirar proveito disso  e dar o suporte necessário para esse desenvolvimento com segurança sem queimar etapas e mais cuidar para que não sejamos presas dos aproveitadores de plantão.

 

16 respostas para “Plantio de Oliveiras no Brasil : Regiões onde Plantar”

  1. jair zeferino junior disse:

    boa matéria, já tivemos a febre da avestruz,cogumelo, nogueira, mogno, abelhas nativas, bagre africano, entre outras. esquecemos do hábito de consumo e poder aquisitivo dos brasileiros, assim , muitos arriscam e alguns ganham.

    • Guajara Oliveira disse:

      E por ai a coisa. Precisamos dar a olivicultura estrutura para ela se desenvolver.Tenho brigado muito para isso mas está difícil. Corremos sérios riscos(reais) de que a vaca vá para o brejo como as demais febres que citas. Temos muita midia, muito marketing, má informação e pouco conhecimento. Não dá para continuarmos usando a máxima do “em terra de cego quem tem um olho é rei”.

  2. Joel Zulian disse:

    Tenho interesse de plantar oliveira na região de Erechim – Rs. Preciso de mais informações obrigado

  3. Mehmet ulaş disse:

    Parabens y saludos desde Turquia..

  4. Jair Nascimento disse:

    Excelente Matéria Sr. Guajará.
    Tenho acompanhado o tema , como expectador, curioso, pesquisador, estudioso e quem sabe no futuro, um possível pequeno produtor. Tenho lhe acompanhado através do site da cerro dos olivais e sobre a cultura, através de diversos outros sites e programas como o Pró-oliva. Gostaria de lhe fazer duas perguntas:
    1) O que o Sr. acha da outra associação existente, a Olisul? (Se o Sr. não quiser não precisa responder. É apenas curiosidade).
    Como o Sr. comentou, faltam técnicos especializados no tema para orientar os atuais e futuros produtores. 2)O que tem sido feito por estas diversas entidades para começar a capacitar novos técnicos?
    Um grande abraço e espero ter a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente para conversarmos sobre o tema.

    • Guajara Oliveira disse:

      Jair desculpe o atraso. Já entrastes em contato comigo no meu email. Quanto ao comentário sobre outras entidades não os faço pois tenho que cuidar da associação que dirijo. Não falo do que não conheço , más podes tu mesmo diferenciar as coisas através da leitura comparativa ai tire suas conclusões. TEmos compromisso com a olivicultura como um todo e para isso nos preparamos onde tem o conhecimento milenar sobre a cultura ou seja fora do Brasil. Também com relação a capacitação é o mesmo procedimento .Ver olhar e comparar .
      abraço

  5. Guajara boa tarde; na minha região a temperatura média mínima nos meses de junho e julho é de 12º, você acha que com essa intensidade de frio é possível florescer as oliveiras? Outra coisa: No Peru no deserto do Ica onde nunca fez menos de 14º tem uma plantação de oliveiras de um grupo astraliano com cerca de 200 mil arvores, chama-se Oasis Olives, fica na região da cidade de Nazca, e eles estão produzindo muito bem lá fazendo anelamento no tronco das arvores, veja o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=h1QazNufYxM

    http://expresso.sapo.pt/iniciativaseprodutos/premio-producao-nacional-2015/2015-06-03-O-azeite-de-Abrantes-que-ganha-premios-no-mundo-inteiro-

    http://azeitedeportugal.blogspot.com.br/2012_03_29_archive.html

    http://azeitedeportugal.blogspot.com.br/2012/03/deserto-de-ica-peru-26-de-marco-de-2012.html

    • Guajara Oliveira disse:

      Onde é a tua região? Cada variedade precisa de horas/frio um pouco distintas, mas o básico é que precisa de frio.. É possivel sim produzir , segundo especialistas e a literatura com temperaturas que façam em média 300 horas frio /ano(temperaturas até 10ºC).
      Conheço bem Tacna no Peru pois fui fazer uma palestra la em 2014 sobre oliveiras. Tem algumas variedades menos exigentes de frio provavelmente essas sejam as que eles estão plantando. Tem um tema que não é muito estudado pelos especialistas que chama-se a adaptabilidade da planta ao meio. O risco sempre é da instabilidade maior do que o normal de produção em função de regiões que façam menos frio. A tecnologia está ai para nos ajudar.

  6. Jefferson Valsko disse:

    Bom dia! Estou com uma propriedade na serra do Mar no interior de São Paulo, município de São Luiz do Paraitinga. O lado da Serra não é voltada para o litoral, então o clima é bem frio e com menos chuvas. A altitude é de 1500 m. Lembra muito a região da serra da Mantiqueira, solo de boa qualidade. Venho ganhando interesse na cultura de olivas e acredito que a área pode ter potencial mas ainda desconheço das técnicas de plantio e das variedades adequadas. Gostaria de me informar mais sobre a cultura. Você poderia me apontar canais e artigos para que eu possa estudar melhor o cultivo. Obrigado

    • Guajara Oliveira disse:

      Claro:
      Tens algumas referencias:
      site da ARGOS http://www.argos.org.br ; site da cerro dos olivais : http://www.cerrodosolivais.com.br blog azeiteseazeitonas.com.br este blog aqui.
      são instrumentos auxiliares para começar a entender a cultura . Isso só não é suficiente. Tens que estar dentro de associações sérias como a ARGOS. Ali tem troca de informações e os associados se ajudam. Plantar oliveiras não pode ser uma aventura.

  7. FERNANDA disse:

    Boa Noite,
    Estou interessada em iniciar a cultura oliveiras porém gostaria de saber se a região de bocaina de minas na Serra da mantiqueira -Sul de Minas seria propícia para esse cultivo. A altitude é em média 1200 metros .Desde já agradeço sua resposta.
    Fernanda

    • Guajara Oliveira disse:

      Fernanda:
      Creio que já te respondi sobre esse tema em outra oportunidade. Não vejo porque não plantar ai na tua região é alta e certamente faz a quantidade de horas frio necessária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *