Preços do açúcar em São Paulo com forte queda mas ainda remuneradores.

A linha vinho do gráfico acima refere-se aos preços semanais do açúcar na safra atual 2017/18 no período de quatro meses : Abril/17-Julho/17. A linha azul trata do mesmo tema na safra passada e abrange o período de doze meses Abril/16-Março/17.

O preço médio do cristal (cor até 250) na última semana em São Paulo foi de R$ 55,00/saca de 50 Kg (av, PVU,ICMS 7%), praticamente estável em relação à semana anterior.  A velocidade da queda de preços foi reduzida, sendo o suporte do mercado externo  contrabalançado pelo bom andamento da produção de açúcar na safra atual.

O desconto médio de preços para o açúcar de qualidade inferior em São Paulo (cor até 250), representado pelo Índice JOB, reduziu-se para 4,4%. Isto quando comparado com o açúcar de melhor qualidade (cor até 180) medido pelo índice ESALQ.  

Quando comparamos o preço médio desta safra 2017/18 com a safra anterior, podemos constatar uma queda  da ordem de 18% no período Abril/17- Julho/17. A consequência maior desta situação para as usinas é a perda de rentabilidade obtida na safra passada, que foi muito bem vinda do ponto de vista de redução de dívidas.

Cabe lembrar que mesmo assim o açúcar ainda tem sido o produto que melhor remunera o produtor e portanto o seu produto preferido. Isto porque o etanol deixa a desejar no tocante a cobertura dos custos de produção.   

Na próxima semana vamos falar um pouco do etanol e dos desafios que enfrenta .

Para maiores detalhes consulte nosso site www.jobeconomia.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *