Boas notícias no mundo do agro – Cana-de-açúcar

Para cada impacto negativo, nossa mente precisa receber pelo menos cinco impactos positivos, para se reequilibrar.

Então, vamos dar notícias boas. Afinal, temos cobrado veementemente as iniciativas e as atitudes da Sociedade Civil Organizada como a fórmula da condução evolutiva de qualquer cidade, estado, nação e organização.

Estive na cidade de Lençóis Paulista, próximo à Bauru, no centro do estado de São Paulo, para participar de um evento da empresa Zilor sobre sustentabilidade.

E o que vi? Uma região que oferece uma dignidade média de vida elevada, jovens estudando e se preparando para a sucessão de suas propriedades como empreendedores rurais, programas integrados de micro bacias.

 

Palestra para Zilor em Lençóis Paulista, São Paulo.

 

Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê – ASCANA estava presente e mostrou uma série de ações sociais e educacionais.

O genial na retaguarda de todas essas ações de sustentabilidade está na mentalidade de uma elite econômica local que oferece um projeto quase único e exclusivo em toda a atividade sucroalcooleira do país.

A Zilor, que processa 8 milhões de toneladas de cana, não tem nem um hectare na região. Então, como ela se abastece? Através de um programa de parceria. São parceiros numa relação de longo prazo que plantam e asseguram reinvestimentos saudáveis e sustentáveis nas suas áreas agrícolas. Envolvem cerca de 130 mil ha de cana, com 20 mil deles em sistema de renovação e rotação de culturas permanente.

A produção é entregue na Copersucar, que hoje é simplesmente a maior trading de açúcar do mundo; uma cooperativa que junto com Cargill criou a Alvean, especializada na originação, comercialização e no trading de açúcar bruto e branco globalmente.

Ou seja, a distribuição de renda com o sistema de parceria irriga toda a sociedade urbana da área.

Aqui a gente vê futuro, jovens com otimismo, educação, trabalho…
As relações de preços dos parceiros seguem as decisões do CONSECANA – Conselho dos Produtores de Cana de Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo.

As mesmas condições são dadas para muitos, e a questão fica: por quê em alguns lugares, mesmo em meio às crises dentro do nosso país mergulhadas em corrupção, e desconexão, em meio a ambientes de incerteza, como todos temos, assistimos progresso e ordem, empreendedorismo, cooperativismo, educação e sustentabilidade?

A resposta não está em governos, está na qualidade humana das lideranças da Sociedade Civil Organizada.

Em Lençóis Paulista temos boas notícias e as mandamos para inspirar e estimular a todos em todos os cantos do Brasil.

E fica aqui a dica: ao invés do Brasil que queremos, por quê não realçamos e celebramos um Brasil que já temos?

Não temos só coisas ruins e arruinadas, temos muita coisa boa, muita gente boa e muito exemplo bom.

Parabéns, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e toda região.

Uma resposta para “Boas notícias no mundo do agro – Cana-de-açúcar”

  1. Pedro Luis Lorenzetti disse:

    Fiquei muito feliz em participar, juntamente com meu sócio e minha filha, desse encontro pois a qualidades dos apresentadores que a ZILOR selecionou realmente foi de primeira qualidade, mostrando um modelo de sustentabilidade compartilhada com a comunidade que está inserida. Ao final fomos presenteados com a palestra de José Luiz Tejon nos dando um banho de superação, motivação e principalmente de valorização de que já temos é por vezes não damos o real valor. Brasil que funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *