Importância do uso de defensivos químicos

O uso de defensivos químicos contra pragas necessita de mais agilidade e rigor científico.

pragas na plantação

Tem muita gente que fala das pragas e doenças das lavouras sem ter nenhuma base científica.

Criticam a indústria de defensivos agrícolas, e o uso dos químicos como se fossem as pragas apocalípticas.

Uns fazem bem intencionados como ingênuos e outros por bronca do capital e da multinacional, pensam ser da esquerda, mas não gostam nada da ideia de ver como a China, um país comunista, ser simplesmente o dono da maior empresa química do planeta, a Syngenta.

É claro, uma coisa é o uso errado dos químicos, ausência de práticas conservacionistas, e atrasar a utilização de defensivos biológicos. A outra é achar que seria possível viver sem química.

O pesquisador Mário Von Zuben da esalq, nos revela a existência de pelo menos 150 pragas, pululantes e invasoras, prontas para atacar o país.

Salienta a importância vital e fundamental de uma política para a defesa agropecuária nacional, acrescenta ainda o pesquisador Von Zuben “isso é sim questão de segurança nacional “.

Essas pragas potenciais invasoras, calculadas em 150 espécies, não tem predadores no país, e, assim como a economia ficou globalizada e os mercados interconectados, pragas e doenças ficaram da mesma forma, a lagarta do cartucho que não havia na África, lá agora está.

Qual a preocupação? Ciência, rigor científico, agilidade e velocidade precisam fazer parte da mesma moeda.

Se não tivermos no país, ante visão e velocidade na aprovação de novas tecnologias, colocamos em risco um agronegócio que gera bilhões de dólares.

E muito mais, abastece a população brasileira e significa uma plataforma que aciona todas as demais indústrias, comércio e serviços do país.

As pragas exóticas atacarão nossas plantações, e isso tem remédio!

Rigor científico e velocidade na burocracia de aprovação de novos defensivos para o enfrentamento milenar e secular do drama das pragas e doenças que comem as plantações.

Defensivos químicos, biológicos, práticas conservacionistas e uso correto. O pesquisador Von Zuben, está certo.

 

Uma resposta para “Importância do uso de defensivos químicos”

  1. Raul disse:

    Excelente texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *