Santa Cruz do Rio Pardo é o modelo do novo Brasil

Vamos pra frente Brasil, que atrás vem gente…

E por falar nisso, o que move o país de forma positiva?

 

Enquanto forças estranguladoras sufocam e roubam oxigênio da nação e enquanto as outras forças lutam e progridem, ficamos nós aqui dando “murro em ponta de faca”, debatendo, discutindo e numa agonia alucinante, submetidos a uma pauta dos três Poderes: o Legislativo, Executivo e o Judiciário.

Já disseram um dia que a mídia seria o 4º Poder – e não tenho dúvida – mas acrescentaria que a mídia só pode ser o 4º Poder se representar os valores ascensionais da Sociedade Civil Organizada.

Nos encanta no Brasil ir ao seu interior, em seu íntimo e voltarmos com lições geniais de fatos incríveis de progresso envolvendo o agronegócio. Esse Brasil que luta e progride e não se deixa estrangular pelas forças trevosas e entrópicas, é aquele que trabalha, empreende, coopera (inclua-se nisso organizações com ou sem fins lucrativos), e mesmo valorosos servidores públicos, que não olham para os lados ou para trás do seu entorno de lodo, e se permitem brotar as flores de lótus.

A cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, localizada no interior do estado de São Paulo, tem hoje 45 mil habitantes com um índice de desenvolvimento humano excelente. É incrível observar essa cidade agroindustrial. Agroindústrias dominam a economia.

 

 

Essa cidade beneficia o arroz, que apesar de não ser plantado e vir do Rio Grande do Sul, oferece cerca de 1/3 de todo arroz consumido no estado. Nessa cidade de 45 mil habitantes, onde todos se conhecem e parecem viver numa única família, é feito também o delicioso pão de alho. Também uma pimenta fantástica e uma unidade gigantesca de ração para pets, que está entre as três maiores do país, e está caminhando para buscar a liderança nesse ramo do agronegócio que mais cresce no país: nutrição para os cães e gatos.

Nessa cidade o poder público trabalha lado a lado com a Sociedade Civil Organizada. Os empresários agroindustriais apoiam e patrocinam as casas de abrigo de órfãos, mantêm um centro cultural invejável e dão exemplos significativos de sustentabilidade e de responsabilidade social.

Inteligentemente esses empresários e a Sociedade Civil Organizada de Santa Cruz do Rio Pardo não se envolve em partidos políticos e suas facções, investem e criam praças na cidade e centros de lazer.

Isso é o modelo do novo Brasil.

O Brasil empreende, coopera e trabalha, e precisa cada ver mais assumir o protagonismo da governança nacional.

7 respostas para “Santa Cruz do Rio Pardo é o modelo do novo Brasil”

  1. Roberto Inson disse:

    Parabéns…que sirva de exemplo para outras cidades e governantes.GESTÃO compartilhada com a sociedade este é o caminho.

  2. Natal Camacho disse:

    Sou cidadão Santacruzense e muito me orgulho da materia feita por você José Luiz, muito obrigado!

  3. Thelma disse:

    Essa cidade tem 45 mil habitantes e TRÊS favelas. Protagonizou um dos casos mais emblemáticos de censura e perseguição à imprensa no Brasil. Não sei se é modelo de algo.

    • Celso Figueira disse:

      Thelma, que aqui é só Thelma. Você está longe de Santa Cruz há muito tempo e além de não acompanhar a evolução de nossa cidade e de nossa gente, carrega um rancor cuja origem desconheço. Com certeza sua mãe, que mora aqui desde que nasceu, não tem a mesma opinião. Santa Cruz é sim modelo de um novo Brasil. Temos problemas sim mas os enfrentamos e tentamos resolvê-los da melhor forma, Nunca tivemos favelas. Eram apenas duas comunidades carentes que foram urbanizadas. Hoje, continuam bairros de baixa renda, mas não favelas. Se houve censura e perseguição à imprensa em Santa Cruz, foi um caso isolado, um rusga, entre um juiz e um jornal que não pode ser termômetro para avaliar a cidade. Venha nos visitar, rever sua mãe e re-conhecer Santa Cruz do Rio Pardo.

  4. Zilda Salomão disse:

    Parabéns pra nossa querida Santa Cruz…o povo agradece…agora estamos no caminho certo…temos pessoas criativas…empreendedoras…ótimos empresários. ..Agradecemos o desenvolvimento de nossa cidade a todos os responsáveis pelo nosso crescimento…Estamos nos tornando uma cidade próspera…que está sendo reconhecida lá fora…pelo trabalho e criatividade de pessoas batalhadoras…que têm foco e determinação para expandir os negócios e levar o nome e a qualidade de nossos produtos que estão sendo aceitos em larga escala.Sucesso para Special Dog…Pão de alho…Sorvetes Begueto…etc…Tenho viajado…e fico orgulhosa…quando vejo nossos produtos em outras cidades…até mesmo em lugares mais distantes…boa sorte a todos nós santacruzences…ao povo…aos empresários aos comerciantes e agropecuaristas…Parabéns ao José Luiz pela matéria enaltecendo nossa terra… Santa Cruz do Rio Pardo !!

  5. Danniele Pegorer disse:

    Amo minha cidade!

  6. pedro disse:

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *